Print

"Município de Maputo vai abrir um espaço próprio para as vendedoras do sexo." Será?

by Timoteo Bene

Etiqueta: Falso

Data de declaração: 10 de Novembro de 2020

Data de verificação: 18 de Novembro de 2020

A informação ora em verificação foi divulgada na página de informação Moz Notícias Online, dando conta de que o Município de Maputo vai abrigar as vendedoras do sexo, dando a elas um local para continuar com seus trabalhos e saírem da via pública.

A intenção é dar a elas uma residência tipo hotel com condições adequadas para receber clientes de vários níveis sem ter que encostar nos muros ou usar garagens para o efeito. A mesma fonte revela que já em Janeiro, ver-se-ão melhoradas as condições para aquelas que são consideradas pronto socorro para os homens necessitados.

O MozCheck procedeu com a verificação da declaração em causa e constatou que a mesma é falsa, e, portanto, fake news. Segundo informações colhidas, em entrevista com profissionais do Departamento de Comunicação do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, no Plano de Governação Municipal – instrumento que contém as actividades a serem desenvolvidas durante o mandato de cada Governo eleito –, não consta nenhuma informação dando conta da construção de um estabelecimento próprio para a prática da prostituição.

Esta, ainda que não reconhecida como acção do governo municipal, é uma informação de relevância social, por isso teria sido veiculado nos meios de comunicação social. Ademais, o Conselho Municipal da Cidade de Maputo dispõe de sites/páginas na internet a partir dos quais divulga informação de interesse público. Se for a consultar os mesmos constatará que não houve divulgação de informação dando conta da criação de espaços próprios para a venda de sexo. Portanto, a informação segundo a qual “o Município de Maputo vai abrir espaço próprio para as vendedoras de sexo” é falsa – revelou o profissional da comunicação do Conselho Municipal da Cidade de Maputo. 

 

Fontes

Entrevista com profissional de comunicação do Departamento de Comunicação do Conselho Municipal da Cidade de Maputo, às 11 horas do dia 28 de Novembro de 2020.

Moz Notícias Online, publicação do dia 10 de Novembro às 17:41 anexa aqui, acessado em 14 de Dezembro de 2020 às 18h45.

X

Atenção!

Não é permitido copiar conteúdo deste website.